E agora? Qual o estilo de casamento que eu escolho?

E agora? Qual o estilo de casamento que eu escolho?

Viva o mundo moderno e seus avanços criativos! A modernização chegou também para o seu casamento, que maravilha! As configurações de casamento ganharam um leque maior de opções e diversas denominações, graças a nossa criatividade. Case-se na praia, no campo, em uma viagem, com mil ou com nenhum convidado e tenha um nome chique para tudo isso! Esse advento é uma maravilha, porque nem todos se sentiam encaixados naquele estilo tradicional de união. Além do que, muitas dessas novas formas de casar trouxeram junto consigo alternativas mais econômicas, que permitem a todos a realização do seu sonho. Este artigo irá ajudar você, noiva ou noivo, a escolher o modelo de casamento perfeito para a sua realidade. Seremos objetivos em diferenciar os estilos de casamento mais comuns na atualidade, mas o que tá na moda mesmo é seguir o seu coração e fazer o seu casamento como você quiser; afinal quem manda são os noivos, mesmo que ainda não haja um nome bonito para a forma como você irá organizar o seu casamento.  

AMANDA-EMERSON-CASINHA

DESTINATION WEDDING

O que é DESTINATION WEDDING?

O Destination Wedding já foi explorado em todos os seus detalhes em um post anterior do blog, então seremos bem objetivos em suas características particulares. A essência do Destination Wedding é a escolha de um destino especial para a cerimônia de casamento, que não é o mesmo no qual os noivos residem. Esses destinos podem ser os mais variados, como praias, castelos, vinícolas, campos, ilhas, mansões, fazendas; desde que não seja no mesmo local em que o casal vive. A proposta é celebrar o amor do casal em mais do que algumas horas de cerimônia, serão dias de muita celebração. Por se tratar de um destino distante, geralmente o casal faz uma verdadeira viagem junto com os seus convidados e curte alguns dias em um cenário, que costuma ser paradisíaco. Alguns destinos são bem procurados por casais e já são referência para esse tipo de casamento, outros casais já apostam na originalidade e surpreendem em uma escolha inesperada. Muitos noivos já aproveitam o lindo local do casamento para também passar a sua lua-de-mel. Super prático e, geralmente, ainda ganham descontos, caso passem a lua-de-mel no mesmo lugar contratado para a cerimônia.

Vantagens DESTINATION WEDDING

Estar em um lugar maravilhoso favorece muito as suas Fotos e filmagem de casamento – , então os resultados serão elevadíssimos. Além do que, a criatividade dos profissionais poderá ser explorada ao máximo, por fugir ao padrão de casamento comum. Para esse estilo de casamento vale a pena investir na foto e vídeo de casamento, porque as recordações serão lindas. Além do que, o momento tende a ser mágico, você vai querer capturar cada segundo desse dia tão maravilhoso.

ECONOMIA - A depender das suas escolhas para organização do Destination Wedding, esse poderá ser um casamento super em conta. Você economiza até na decoração, porque os lugares por si só não precisam de muitos adereços. Além disso, geralmente são convidadas apenas as pessoas mais próximas, que podem arcar com a sua viagem, se o casal assim determinar. É possível também aproveitar o destino e já defini-lo como hospedagem para a lua-de-mel, geralmente há a opção de aproveitar o pacote de cerimônia e hospedagem em um lugar só. Então tudo depende das escolhas dos noivos, é possível economizar bastante em um Destination Wedding, basta estipular o seu orçamento previamente e fazer as escolhas baseando-se nele.

ORIGINALIDADE – Os noivos mais criativos conseguem fazer do seu casamento ainda mais especial com a escolha de um local único e significativo. Se o seu objetivo é deixar seu casamento diferenciado e a sua cara, essa é uma ótima forma para fugir do clichê.

DURAÇÃO – Como já foi mencionado, seu casamento não será realizado em apenas algumas horas, serão dias de celebração do amor! Então, as vezes, você pagará até menos que em um casamento normal e aproveitará muito mais. Seu casamento será uma viagem completa. Que inteligente a pessoa que pensou nisso pela primeira vez, não?! Tanto que investimos para um casamento maravilhoso, é justo querer que ele dure o máximo possível.

Desvantagens DESTINATION WEDDING

LOGÍSTICA – A maior parte das desvantagens do Destination Wedding estão relacionadas à distância. Não será tão simples o seu deslocamento e dos seus convidados para o lugar do evento, além de tudo que os noivos precisarão levar da sua terra. É preciso bastante organização para que tudo aconteça sem maiores preocupações no grande dia.

SELEÇÃO DE FORNECEDORES – A escolha de um bom cerimonial é o primeiro passo, pois o casal não conhece os fornecedores locais e está longe para analisar a fundo. As orientações do cerimonial serão fundamentais, porém é recomendado que o casal conheça pessoalmente alguns fornecedores antes de contratá-los, então serão necessários alguns deslocamentos, para o destino escolhido, caso deseje fazer essa análise final por conta própria. Além do que, algumas coisas só podem ser feitas pessoalmente, como a prova da maquiagem da noiva. Uma outra opção é levar os fornecedores conhecidos de sua cidade, porém deverá estar preparado para arcar com o deslocamento e hospedagem deles também.

AUSÊNCIA DE CONVIDADOS – Por mais esforço que os noivos façam, alguns convidados não conseguirão ir ao casamento, por diversos motivos. Imagine: se na própria cidade, já há desistência de convidados, quanto mais distante, mais probabilidade de empecilhos. Esteja preparado e não se abale, faz parte! Além disso, nem todos os casais conseguem arcar com as despesas de todos aqueles que gostariam de fazer parte desse momento, por isso a lista precisará ser reduzida para as pessoas mais próximas e tudo bem, pois isso faz parte da proposta do Destination Wedding – um casamento mais intimista.


Caso tenha se interessado pela proposta desse casamento saiba mais em:

VIAJE PELO MUNDO DO DESTINATION WEDDING! 

Algumas sugestões de locais para Destination Wedding em Santa Catarina em:

MELHORES LOCAIS PARA CASAMENTO EM FLORIANÓPOLIS!

MELHORES LOCAIS PARA CASAMENTO EM IMBITUBA!

ELOPEMENT WEDDING

O que é ELOPEMENT WEDDING?

Que nome bonito, não é mesmo? Você já ouviu falar nesse conceito tentador de casamento? O Elopement Wedding já foi usado para denominar o ato dos casais fugirem para casar-se e esse conceito, adaptado para os dias atuais, carrega consigo uma enorme dose de magia e aventura. As vezes, trata-se de um casamento surpresa ou repentino, como se o casal realmente houvesse fugido para casar-se. O mais comum é que o Elopement Wedding seja realizado apenas entre o noivo e a noiva, sem a presença de convidados, porém pode ser realizado com alguns convidados, sem exagero. O Elopement Wedding vem ganhando bastante força nos últimos anos e é um conceito bastante envolvente para os casais que desejam uma maior intimidade no seu momento. A ideia do Elopement Wedding é tornar o casamento um momento particular do casal, no qual podem sentir-se mais a vontade e aproveitar com maior profundidade o romantismo do momento. Assim como no Destination Wedding, muitos casais já aproveitam o mesmo destino do seu casamento para a lua-de-mel, tornando-o ainda mais econômico.

Vantagens ELOPEMENT WEDDING

FOTO E FILMAGEM DE CASAMENTO – Assim como no Destination Wedding, geralmente o Elopement Wedding é realizado em algum lindo cenário. Estar em um lugar diferente do habitual, já trará grandes resultados na foto e filmagem de casamento. Destaca-se também que os lugares escolhidos são propositalmente paisagens belíssimas e pouco habitadas, em geral, o que permite um alto resultado para a filmagem de casamento e sem interferências. Ainda há o fato que estarão apenas o noivo e a noiva, com bastante tempo disponível para a foto e filmagem, o que permite uma qualidade maior ainda do trabalho dos profissionais. No Elopement Wedding é super recomendado a escolha de bons profissionais do ramo, pois os resultados são de verdadeiros filmes.

ECONOMIA – Neste casamento não haverá convidados (ou serão pouquíssimos), o local provavelmente será menor, mais em conta, com menos necessidade de decoração. Quanto menos exigências para um evento, mais alternativas econômicas de organizá-lo. Mas atenção: isso não significa que será um casamento inferior aos tradicionais! Estamos falando de outra proposta, intimista, menor e mais aconchegante, porém cheia de charme e glamour, quando bem estruturada.

AVENTURA – O conceito do Elopement Wedding é o seu grande trunfo. Essa ideia de fugir de casa para casar encanta quaisquer amantes. O casamento termina sendo uma aventura, ainda mais quando é feito as escondidas ou de surpresa. Esse sentimento é único, estimulante e deixa o casal ainda mais envolvido.

TRANQUILIDADE – Em geral é um casamento super simples de se organizar devido ao baixo número de convidados e ausência de exigências presentes nas formalidades dos casamentos tradicionais. Além disso, o casal não terá a preocupação de cumprimentar e tirar fotos com todos aqueles convidados, fazer certos rituais de interação ou seguir um cronograma a risca. É um casamento enxuto e sem burocracias.

ENVOLVIMENTO DO CASAL – Quando falamos de um casamento com bastante convidados, o momento dos noivos é compartilhado com seus entes e amigos queridos. Por esse motivo, a atenção do casal é repartida entre todos aqueles que estão participando de seu grande dia. Na maioria dos casamentos, o casal fica menos do que gostaria próximo um do outro e reparte seu foco entre as preocupações de responsabilidades com os convidados e do sucesso do evento. Quando temos um casamento só para noivo e noiva, e alguns amigos, é único. O romantismo vai lá em cima… O casal compartilha o momento, as atenções, os sentimentos, as palavras somente um com o outro. Além do que, estão muito mais a vontade para se entregarem ao momento a dois. Se você deseja um casamento romântico em nível elevado, essa é uma grande alternativa.

Desvantagens ELOPEMENT WEDDING

RESTRIÇÃO DE CONVIDADOS – Um pouco difícil encontrar desvantagens para o Elopement Wedding, pois é uma proposta bem interessante. Contudo, a desvantagem que pesa bastante é a restrição quanto ao número de convidados. Nem todos irão entender (mas deveriam), essa ideia de “fugir” para casar, principalmente os mais conservadores. Geralmente são os pais, tios e avós que gostariam de presenciar esse momento e alguns noivos ainda expandem o seu Elopement Wedding para esses poucos convidados, para que não haja desavenças. Ressaltamos que o seu evento deverá ser da forma que você desejar e se a proposta que lhe atrai é essa, as pessoas que realmente se importam com o casal irão entender perfeitamente. 

AUSÊNCIA RITUAIS – Para alguns casais, a ausência de rituais, como jogar o bouquet poderá fazer falta. A restrição do número de convidados e do tamanho do evento impossibilitam alguns rituais mais tradicionais, porém esse estilo de casamento não é para casais convencionais, não é mesmo?

Amanda-emerson-catavento

MINI WEDDING

O que é MINI WEDDING?

O nome é bem intuitivo. O Mini Wedding é um pequeno casamento. Ele pode ser bem-parecido com o casamento tradicional, porém costuma possuir menos convidados e ser mais personalizado. Mais uma vez, estamos falando de redução de burocracias e implementação de inovações criativas. O Mini Wedding é a denominação para um casamento que pode ser na mesma cidade dos noivos, não há necessidade de viajar ou “fugir” para casar, mas que não segue exatamente os ritos dos casamentos tradicionais. Para que seja considerado Mini Wedding, o evento deverá possuir até no máximo 100 convidados, o que é maravilhoso para aqueles noivos que desejam interagir e estar mais próximos dos seus convidados. Tendo em vista as suas inúmeras vantagens, ele está entre os preferidos dos casais e agrada a todos os gostos.

Vantagens MINI WEDDING

ECONOMIA – A questão financeira pode tornar-se uma vantagem ou uma desvantagem a depender das escolhas do casal. O casamento é menor e em teoria pode ser bem mais em conta que um casamento tradicional, porém, alguns casais aproveitam esse tipo de evento para investir nos melhores serviços, como a filmagem de casamento, e na máxima personalização. O casamento pode se tornar super caro, caso o casal não delimite um valor e modere em suas escolhas. Porém, para os casais com maior poder aquisitivo e que desejam apenas um momento mais acolhedor com seus convidados, não há motivos para economias, afinal é a realização de um sonho e merece o maior investimento possível, dentro da realidade do casal.

CRIATIVIDADE – O Mini Wedding favorece o espírito inovador dos noivinhos. Por quê? É um casamento com menos convidados, que supõe menos trabalho para a organização, mas apenas supõe. Os noivos costumam aproveitar essa vantagem de preocuparem-se com menos convidados e investir o tempo em novas ideias e formas de deixar seu casamento único. Um casamento menor torna mais fácil a organização de novos atrativos e diferenciais. Quanto mais novas ideias, melhor para a filmagem de casamento, que serão mais personalizadas ainda.

CONVIDADOS – Apesar de ser um casamento menor, ele permite que o casal convide a maioria das pessoas mais próximas. Ao mesmo tempo que é intimista, ele não é tão restrito quando um Destination Wedding ou Elopement Wedding. Por esses motivos, os noivos não precisam se preocupar nem com tantas pessoas que acharão ruim não serem convidadas e nem com um exagero de convidados, para os quais não conseguirão dar a atenção que desejariam.

Desvantagens MINI WEDDING

ORGANIZAÇÃO – Caso a opção dos noivos sejam investir nos detalhes do seu Mini Wedding, a sua organização pode tornar-se trabalhosa. Com certeza, ele é um estilo de casamento com maiores preocupações, devido ao maior número de convidados do que os modelos anteriores. Entretanto, ainda assim, é menor e mais fácil de produzir do que o casamento tradicional.

CASAMENTO TRADICIONAL

O que é CASAMENTO TRADICIONAL?

O clássico nunca sai e nem sairá de moda, não é mesmo?! O Casamento Tradicional tem seu charme e costuma ser o mais elegante de todos. Ele é o mais conhecido de todos e preza pelas tradições. Você casará aos mesmos moldes que seus pais e seus avós, o que pode ser lindo e emocionante. Então, todos os ritos mais conhecidos são mantidos: a começar pelo pedido de noivado, casamento na igreja, noiva de véu e vestida de branco levada até o altar pelo seu pai, convidados com trajes de gala, celebração religiosa, chuva de arroz, valsa, jogada do bouquet e por aí vai… A decoração não deve fugir muito do clássico, pratarias e cristais elegantíssimos. É fundamental que, para a organização desse tipo de casamento, o casal conte com a ajuda de sua cerimonial, que dominará todos os ritos e protocolos necessários. Além disso, nenhum serviço básico poderá faltar, jantar tradicional, banda, foto e filmagem de casamento, iluminação especializada, DJ, lembrancinhas, bem-casado e muitos outros.

frame2-suelen-julio.jpg

Vantagens CASAMENTO TRADICIONAL

TRADIÇÃO – O próprio nome já revela essa sua vantagem (que pode ser considerada desvantagem para alguns): o casamento tradicional manterá a tradição, que os noivos estão acostumados, desde que nasceram. Ele costuma ser o preferido dos familiares mais velhos. Seguir todos os protocolos estabelecidos pela sociedade é o desejo daqueles noivos mais clássicos e apegados às tradições familiares. Por outro lado, esse excesso de formalidades pode ser considerado ultrapassado e antiquado para outros casais, mas que bom que temos estilo de casamento para todos os gostos, não é verdade?

EXPERIÊNCIA – Apesar de estar dividindo espaço com outros estilos de casamento, essa ainda é a arquitetura de casamento mais executada na nossa história. Por esse motivo, é mais fácil encontrar fornecedores habilitados para oferecer os serviços tradicionais, a começar pela própria acessoria de casamento, que sabe como montar um casamento tradicional de olhos fechados. Assim como a filmagem de casamento, que dominará todos os acontecimentos e a forma de filmá-los, pois alguns profissionais podem ter dificuldades em acertar na filmagem de casamento menos tradicional. Quando falamos de casamentos mais personalizados / diferentes, as maiores dificuldades podem estar em encontrar aquele determinado tipo de serviço, que só terá em seu evento.

CONVIDADOS – Convidados ilimitados! A depender da capacidade do local, claro. Se o casal possui uma enorme família, diversos amigos e não dá para deixar de convidar ninguém, ele precisa do casamento tradicional, que não possui restrição na quantidade de convidados e nem as intenções intimista. Esse é o casamento para declarar o amor a sociedade inteira e a festa deverá durar até o raiar do dia, não faltará público.

Desvantagens CASAMENTO TRADICIONAL

CUSTO – É o modelo de casamento mais caro, com certeza. Tantos protocolos, tantos convidados… As exigências são maiores e a quantidade de trabalho que todos os fornecedores têm também serão bem maiores, por isso costumam cobrar mais que nos eventos menores. Além do que, serão muito mais serviços de buffet, a decoração terá que ser maior, devido ao espaço e a filmagem de casamento, por exemplo, terá que acompanhar a festa com uma duração bem acima dos eventos mais simples.  

PREOCUPAÇÕES – Por melhor que seja a acessoria do seu casamento, não há como evitar as maiores preocupações que envolvem um grande evento, cheio de convidados. Algumas funções só podem ser executadas pelos próprios noivos, como as fotos e os cumprimentos em cada mesa de convidados, que ainda é bastante comum. Algumas organizações de eventos tentam facilitar essa função, como por exemplo, levar os convidados até os noivos que ficarão cumprimentando e batendo fotos em um único local. Entretanto, sempre passará pela cabeça dos casais pensamentos do tipo: será que todos estão sendo bem servidos? E não há como gerenciar um evento desta proporção, além de todas as atividades obrigatórias que o casal precisa cumprir no casamento tradicional.

CLICHÊ – Você foi no casamento tradicional dos seus primos no ano passado? Gostou? Sim? Que ótimo, o seu será quase igual. É muito difícil que o casamento tradicional saia do “clichê”. Você já sabe como ele será. Obviamente, será único para o casal e para aqueles que os amam e o fato de ser igual a outros casamentos, não tira o brilho e a enorme emoção desse momento. Como mencionado anteriormente, o tradicionalismo é um enorme atrativo para os casais mais clássico, porém pode ser considerado para alguns, uma desvantagem. Se você compõe um casal que gosta de fugir do óbvio e ter algo personalizados para você, o casamento tradicional não é a melhor indicação. A sequência de eventos repetidos também dificultará uma filmagem de casamento diferenciada, afinal ela será um retrato do que foi o seu dia. Apesar disso, caso o casal dedique um tempo exclusivo para sua foto e filmagem de casamento, permitirá altos resultados e com alta personalização. 

CONSIDERAÇÕES DO AUTOR

Reservamos esse último parágrafo para falar a opinião (tendenciosa) de alguém que já frequentou diversos casamentos, realizados de diversas formas e em locais extremamente diferentes (continentes diferentes, inclusive): o mais importante é a sinceridade do momento. Faça o casamento da maneira que você quiser! E o “você” se refere, exclusivamente, ao noivo e a noiva. Não faça um casamento baseado em tendências ou um casamento para agradar alguém. Esse é um momento muito especial, para ser algo resolvido por alguém de fora. Não é preciso seguir modelos padrões de casamento, para que ele tenha um nome conhecido. Você pode organizar seu casamento, como você puder e como achar melhor. Os casamentos mais lindos, são os verdadeiros, independente de número de convidados e de “pomposidade” da decoração. Contrate bons fornecedores, que combinem com o casal e seja firme em suas decisões. Quanto mais o casal se envolve nas escolhas do seu casamento, mais o casamento será único e emocionante. Não se restrinja a padrões.

No que se refere a nossa especialidade: filmagem de casamento, podemos dizer que é possível obter filmagens maravilhosas em qualquer local e em qualquer configuração de casamento, basta escolher um bom profissional. Quanto mais informações o videomaker possuir sobre o evento e sobre o casal, maiores as chances da filmagem de casamento ficar maravilhosa e emocionante. Para casamentos tracionais, é bastante recomendado que o casal contrate uma filmagem na íntegra, afinal, são muitos acontecimentos para se resumirem a um trailer. Em Destination Wedding ou Elopement Wedding, é bem interessante que os noivos tentem acordar mais de um dia de gravações, pois o local costuma oferecer bastante possibilidade para engrandecer sua filmagem de casamento ou até mesmo para que seja feito um vídeo de Pré Wedding.

Temos o maior prazer em compartilhar nossas experiências através desse blog e caso precise de alguma ajuda, não hesite em entrar em contato conosco.