Conheça os bastidores de uma Filmagem de Casamento!

Contaremos tudo sobre a Filmagem de Casamento para que vocês entendam melhor o nosso trabalho seja em Florianópolis ou em Recife.

Cada profissão possui suas particularidades, sua identidade e características, que a tornam única. A pessoa que dedica sua vida a realizar registros em vídeos e construir uma história a partir deles também possui suas características que a individualizam como profissão. Muitos são os nomes utilizados para designar esse profissional: videógrafo, videomaker, filmmaker, cinegrafista, e por aí se estende… Independente das particularidades que diferenciam cada um dos termos citados, essas são pessoas que capturam imagens em movimento e as transformam em arte. Um dos aspectos mais importantes desse artigo é diferenciar um profissional que trabalha com filmagem de casamento do profissional que trabalha com fotografia de casamento. Confundir esses dois papéis é desmerecer a importância de cada um deles e todas as horas de estudo e investimento que fizeram nessa carreira, que diga-se de passagem: não é escolhida pela rentabilidade, mas pela paixão e pela vocação. Sim, para se trabalhar com qualquer arte e ser realmente reconhecido, não basta querer; o profissional precisa ter a chamada: vocação!

Sumário

  1. Filmagem de Casamento.

  2. Passo a passo de uma Filmagem de Casamento.

    2.1. Conhecer o casal e o local das Filmagens de Casamento.

    2.2. Roteirização das Filmagens.

    2.3. Preparo dos equipamentos da Filmagem de Casamento.

    2.4. Gravação do Casamento.

    2.5. Corte/Escolha das imagens do Casamento.

    2.6. Escolha da trilha sonora da Filmagem de Casamento.

    2.7. Montagem do Vídeo de casamento.

    2.8. Edição e Harmonização de cores.

    2.9. Preparação para a entrega aos Noivos.

  3. Diferenças entre Filmagem de Casamento e Fotografia de Casamento.

Filmagem de Casamento

Filmar um casamento envolve diversas atividades, muito além do que é visto pelo espectador. Bem, na verdade, para que se tenha um embasamento na realização de filmagens, primeiro é preciso adquirir toda a teoria da fotografia. O videomaker terá que dominar o modo de configurar a câmera em cada ambiente e para cada estilo de imagem que desejar. Para que tenhamos o vídeo bem feito e envolvente, que os noivos esperam, são várias as etapas envolvidas, desde o seu planejamento até a sua composição final. Exploraremos essa realidade voltada especificamente para a composição do vídeo de casamento.

Carol-Felipe.jpg

Passo a passo de uma Filmagem de Casamento

Conhecer o casal e o local das Filmagens de Casamento

Antes de qualquer ação tomada pela equipe de filmagens, é preciso conhecer o seu cliente, suas características e o que ele espera de seu vídeo. Isso é necessário para que o trabalho seja o mais personalizado possível e para que realmente comova o espectador com o seu vídeo de casamento. Cada casal possui características que os tornam únicos nessa jornada e uma das atividades mais fascinantes desse trabalho é captar a essência de cada casal para entregar exatamente o resultado que irá emocioná-los. Além disso, é preciso conhecer onde serão feitas as filmagens, isso irá guiar o videomaker em diversos aspectos da sua preparação como, por exemplo, a escolha dos melhores equipamentos e em algumas ideias de imagens. Os melhores locais para casamento em Santa Catarina conseguem valorizar os resultados das filmagens.

Roteirização das Filmagens

A roteirização não é tão aplicada em filmagem de casamento para a Gustavo Rosa Filmes em si, pois trata-se de momentos que já possuem um roteiro pré-definido e com etapas padrões já acertadas entre os noivos e o cerimonial. Inclusive é de suma importância que a equipe de vídeo tenha acesso a configuração de cada casamento previamente, para que saibam onde se posicionar em cada momento. A roteirização é mais importante na filmagem de Pré Wedding, já que não possuem sequência de cenas fixas. Por esse motivo é tão importante que a primeira etapa do trabalho do videomaker seja conhecer o casal e o lugar para que tenha ideias especificamente para as características dos noivos em questão. Possuir um esqueleto de cenas é importante para guiar os casais que não ficam tão a vontade com as câmeras, porém sempre reforçamos que o mais legal são as cenas espontâneas e cheias de verdade.

Preparo dos equipamentos da Filmagem de Casamento

Um dia antes das gravações é preciso organizar todos os equipamentos que serão utilizados na filmagem de casamento. O videomaker possui uma rotina de carregar as baterias, separar os cartões de memória, formatar os cartões de memória, escolher as lentes utilizadas, limpar as lentes, testar equipamentos de áudio, testar câmeras, preparar configurações do drone, testar drone e muitos outros preparos. Tudo isso é necessário para que não haja qualquer imprevisto no momento das gravações, afinal uma filmagem de casamento é extremamente delicada. Não é possível pedir para que os noivos repitam a cena, caso o videomaker não consiga captá-la corretamente. Só há uma troca de alianças, um beijo final, uma benção do padre, uma jogada de buquê, tudo precisa estar preparado e configurado corretamente para a imagem mais linda desses momentos.  

Gravação do Casamento

O grande dia dos noivos é também o grande dia do videomaker. As cenas captadas no casamento serão a base do trabalho do profissional. O dia de gravações começa bem cedo para o videomaker, que precisa finalizar a organização dos seus equipamentos. Com tudo pronto, os profissionais do Gustavo Rosa Filmes costumam se alimentar bem, para as horas de gravação e sempre seguir para o local com bastante antecedência, para evitar imprevistos. A depender da organização do casamento, é possível já iniciar a captação de imagens de decoração do casamento e do ambiente em si. Em paralelo ou logo após isso, é a hora do making of dos noivos, a equipe acompanha toda a preparação da noiva ou do casal, a depender do pacote contratado. A partir de então, serão a “sombra” dos noivos, junto com a equipe de fotos, para que nenhum momento seja perdido. O dia da filmagem de casamento é bastante cansativo, pois em alguns eventos chegam a contar com até 15 horas de trabalho sem intervalos. Tudo isso para o melhor resultado possível para esse dia tão especial. O resultado tem que ser sempre inesquecível e trabalhar com filmagem de casamento em Santa Catarina favorecem vídeos maravilhosos e emocionantes.

Corte/Escolha das imagens do Casamento

Após as gravações, o primeiro passo para videomaker é descarregar os cartões de memória com todas as imagens do casamento. A partir de então, será o momento da seleção das melhores imagens para compor o vídeo final do casamento. Serão escolhidas todas as cenas que construirão essa linda história e ficarão eternizadas para os noivos. Para isso o profissional precisará assistir todas as imagens captadas em todas as câmeras e em seguida realizar a seleção para melhor compor a filmagem de casamento.

Carol-Felipe-2.jpg

Escolha da trilha sonora da Filmagem de Casamento

A trilha sonora complementará a fala dos envolvidos nas falas do vídeo e trará mais emoção e dinamicidade a filmagem de casamento. Essa escolha é de extrema importância, pois será uma característica marcante do vídeo. Mais uma vez é necessário o bom senso do profissional em escolher uma trilha sonora que combine com o casal e com o que foi o casamento si. Ao mesmo tempo, a música escolhida não pode ser clichê ou enjoativa. É um trabalho que em alguns casos leva bastante tempo até que o profissional de edição encontre a escolha perfeita. Tudo isso, mais uma vez, para o vídeo de casamento mais emocionante e personalizado possível. Além disso, destacamos que o áudio real do casamento precisará ser tratado para que o mínimo de ruído, e melhorias nas falas apareçam no vídeo final.

Montagem do Vídeo de casamento

Depois de escolher as melhores cenas e as melhores músicas, é hora de montar a cronologia do vídeo, a depender do estilo de edição poderá ser mais desconstruído ou seguir uma linha lógica dos acontecimentos. Todas essas variações dependerão também do pacote contratado pelos noivos para a filmagem do seu casamento. Esse é um momento que requer extrema sensibilidade e criatividade da equipe de edição. Será uma hora decisiva para a qualidade do vídeo final, pois definirá o seu formato. Uma filmagem de casamento deve ser emocionante e original, porém sem fugir demais a realidade do momento, afinal, é uma história real que está sendo contada.

Edição e Harmonização de cores

Essa etapa é uma das mais imperceptíveis para os leigos no assunto e uma das mais analisadas pelos profissionais do setor de foto e filmagem de casamento. Não basta cortar as imagens, escolher a trilha sonora perfeita, tratar o áudio e montar a cronologia do vídeo; isso tudo precisa compor um todo único e harmônico. Todas as imagens escolhidas precisam de transições entre si, para que passem unidade ao telespectador. Essas transições são tão importantes, que muitas vezes já são imaginadas antes mesmo das gravações. Além disso, o vídeo é filmado em sua maioria por diversas câmeras de filmagem em alguns casos, de marcas diferentes, que apresentam colorações diferentes no momento da captação. O papel do editor é tornar as cores as mais parecidas possíveis, respeitando sua linha de edição e engrandecendo as características do ambiente filmado. Câmeras de marcas diferentes tendem a dificultar bastante essa harmonização, porém um bom profissional é capaz e tem o dever de entregar um vídeo padronizado e com a sua personalidade. 

Preparação para a entrega aos Noivos

Depois que todas as etapas acima são finalizadas, a filmagem de casamento é assistida algumas vezes, para que sejam detectados pontos de melhoria, por toda a equipe. Quando, enfim, o profissional chega em seu resultado final, o vídeo é convertido para o formato correto e armazenado em um dispositivo pen drive, para envio/entrega ao casal. Então só resta agendar o dia do encontro e preparar com todo o carinho a caixinha personalizada, que fará com que o casal relembre um dos dias mais especiais das suas vidas. Esse é sempre um momento de grande prazer para a Gustavo Rosa Filmes e de grande emoção para os noivos. Em alguns casos, não é possível a entrega pessoalmente, por questões diversas, como, por exemplo, mudanças de endereço para outro estado/país; nesses casos a caixinha é enviada pelos correios, conforme seja solicitado pelos noivos. Após esse momento, é bem importante para a Gustavo Rosa Filmes que o casal dê o seu feedback sobre o serviço prestado, não há nada mais gratificante do que a certeza que conseguimos atender e superar as expectativas, pois essa é a principal missão do nosso trabalho.

Gabi-Pier-frame-5.jpg

Diferenças entre Filmagem de Casamento e Fotografia de Casamento

Mas finalmente, quais são as principais diferenças entre a Filmagem e Fotografia de casamento? Vamos ser bem objetivos nesse tópico, pois através da informações passadas anteriormente são possíveis algumas deduções.

1 – A filmagem de casamento precisa captar toda a ação continuamente, caso haja alguma interferência entre a sequência de imagens, todo o conjunto será comprometido. Essas interrupções podem ser humanas ou tecnológicas, são qualquer acontecimento fora do contexto esperado. Claro que em alguns momentos são possíveis cortes de cenas, porém em outros, fica um pouco estranho realizar essa interrupção. Já a fotografia de casamento precisa captar o momento “x”, porém, caso haja alguma interrupção entre a sequência de cenas do conjunto, não afetará o trabalho final, a menos que seja demasiadamente longa;

2 – O audio é extremamente importante para o trabalho de filmagem, diferente da fotografia que não é afetada por ruídos ou falhas na captação sonora. Alguns profissionais do ramo dizem que um audio bem feito é mais que 50% de uma boa filmagem de casamento. As batidas da música escolhida devem combinar com as cenas, com suas transições e com o audio real do momento;

3 – A fotografia de casamento possui edições isoladas, sendo mais imperceptível a diferença entre as características de cores e estilos de cada foto. A filmagem de casamento é trabalhada em um conjunto completo. A harmonização entre todas as captações precisa ser em alto nível ou trará um choque ao espectador em cada mudança de câmera ou de cena;  

4 – A fotografia de casamento requer momentos mais pousados, pois em muitos casos o agir naturalmente não trás bons resultados no que se refere àquela foto esperada pelos noivos. Para a filmagem de casamento é legal algumas cenas moldadas, mas é possível um alto nível apenas com o agir natural dos noivos;

5 – Os equipamentos que são bons para foto nem sempre são bons para vídeos. Todas as câmeras possuem suas características que as definem e um conjunto de lentes que podem ser utilizados nelas. Esse conjunto lente + câmera, pode ter características profissionais maravilhosas pra imagens estáticas, porém não tão boas para imagens em movimento. Por isso, é necessária uma análise diferenciada para cada modalidade. Além disso, os equipamentos utilizados em foto não são os mesmos utilizados em vídeos. Por exemplo, o flash é utilizado em foto e não é utilizado em vídeo, inclusive atrapalha as filmagens; já o slider é utilizado apenas em vídeos, para oferecer movimento e dinamicidade nas gravações;

6 – O simples fato do videomaker desejar utilizar uma imagem para ser em câmera lenta já afeta a configuração da câmera, que precisa de uma maior riqueza nos detalhes e por isso é necessário aumentar os “frames” na captação, por exemplo. Diversas configurações da máquina são utilizadas apenas para o momento da filmagem.

As diferenças entre fotografia e filmagem não se restrigem ao dito anteriormente. Uma diferença marcante é que a fotografia é muito mais antiga que a filmagem e possui maiores simpatizantes. As pessoas como um todo dão preferência a fotografia por serem mais acostumadas com ela e conseguirem pousar com mais facilidade do que agir em sequência para uma filmagem. Entretanto, é legal reconhecer a importância dos profissionais de filmagem e a meritocracia de um trabalho bem feito por um bom videomaker. A filmagem é bem mais trabalhosa do que parece e o videomaker precisa ter bastante talento para harmonizar tudo em um lindo trabalho. Ficamos felizes em expor um pouco dos bastidores desse profissional, pois é através desse conhecimento que as pessoas poderão valorizar merecidamente essa grande profissão.

Gabi-Pier-frame.jpg