Conheça os bastidores de uma Filmagem de Casamento!

Conheça os bastidores de uma Filmagem de Casamento!

Cada profissão possui suas particularidades, sua identidade e características, que a tornam única. A pessoa que dedica sua vida a realizar registros em vídeos e construir uma história a partir deles também possui suas características que a individualizam como profissão. Muitos são os nomes utilizados para designar esse profissional: videógrafo, videomaker, filmmaker, cinegrafista, e por aí se estende… Independente das particularidades que diferenciam cada um dos termos citados, essas são pessoas que capturam imagens em movimento e as transformam em arte. Um dos aspectos mais importantes desse artigo é diferenciar um profissional que trabalha com filmagem de casamento do profissional que trabalha com fotografia de casamento. Confundir esses dois papéis é desmerecer a importância de cada um deles e todas as horas de estudo e investimento que fizeram nessa carreira, que diga-se de passagem: não é escolhida pela rentabilidade, mas pela paixão e pela vocação. Sim, para se trabalhar com qualquer arte e ser realmente reconhecido, não basta querer; o profissional precisa ter a chamada: vocação!

Filmagem de Casamento

Filmar um casamento envolve diversas atividades, muito além do que é visto pelo espectador. Bem, na verdade, para que se tenha um embasamento na realização de filmagens, primeiro é preciso adquirir toda a teoria da fotografia. O videomaker terá que dominar o modo de configurar a câmera em cada ambiente e para cada estilo de imagem que desejar. Para que tenhamos o vídeo bem feito e envolvente, que os noivos esperam, são várias as etapas envolvidas, desde o seu planejamento até a sua composição final. Exploraremos essa realidade voltada especificamente para a composição do vídeo de casamento.

 

Passo a passo de uma filmagem de casamento

Carol-Felipe.jpg

- CONHECER O CASAL E O LOCAL DAS FILMAGENS -

Antes de qualquer ação tomada pela equipe de filmagens, é preciso conhecer o seu cliente, suas características e o que ele espera de seu vídeo. Isso é necessário para que o trabalho seja o mais personalizado possível e para que realmente comova o espectador com o seu vídeo de casamento. Cada casal possui características que os tornam únicos nessa jornada e uma das atividades mais fascinantes desse trabalho é captar a essência de cada casal para entregar exatamente o resultado que irá emocioná-los. Além disso, é preciso conhecer onde serão feitas as filmagens, isso irá guiar o videomaker em diversos aspectos da sua preparação como, por exemplo, a escolha dos melhores equipamentos e em algumas ideias de imagens. Os melhores locais para casamento em Santa Catarina conseguem valorizar os resultados das filmagens.

- ROTEIRIZAÇÃO -

A roteirização não é tão aplicada em filmagem de casamento para a Gustavo Rosa Filmes em si, pois trata-se de momentos que já possuem um roteiro pré-definido e com etapas padrões já acertadas entre os noivos e o cerimonial. Inclusive é de suma importância que a equipe de vídeo tenha acesso a configuração de cada casamento previamente, para que saibam onde se posicionar em cada momento. A roteirização é mais importante na filmagem de Pré Wedding, já que não possuem sequência de cenas fixas. Por esse motivo é tão importante que a primeira etapa do trabalho do videomaker seja conhecer o casal e o lugar para que tenha ideias especificamente para as características dos noivos em questão. Possuir um esqueleto de cenas é importante para guiar os casais que não ficam tão a vontade com as câmeras, porém sempre reforçamos que o mais legal são as cenas espontâneas e cheias de verdade.

- PREPARO DOS EQUIPAMENTOS -

Um dia antes das gravações é preciso organizar todos os equipamentos que serão utilizados na filmagem de casamento. O videomaker possui uma rotina de carregar as baterias, separar os cartões de memória, formatar os cartões de memória, escolher as lentes utilizadas, limpar as lentes, testar equipamentos de áudio, testar câmeras, preparar configurações do drone, testar drone e muitos outros preparos. Tudo isso é necessário para que não haja qualquer imprevisto no momento das gravações, afinal uma filmagem de casamento é extremamente delicada. Não é possível pedir para que os noivos repitam a cena, caso o videomaker não consiga captá-la corretamente. Só há uma troca de alianças, um beijo final, uma benção do padre, uma jogada de buquê, tudo precisa estar preparado e configurado corretamente para a imagem mais linda desses momentos.  

- GRAVAÇÃO –

O grande dia dos noivos é também o grande dia do videomaker. As cenas captadas no casamento serão a base do trabalho do profissional. O dia de gravações começa bem cedo para o videomaker, que precisa finalizar a organização dos seus equipamentos. Com tudo pronto, os profissionais do Gustavo Rosa Filmes costumam se alimentar bem, para as horas de gravação e sempre seguir para o local com bastante antecedência, para evitar imprevistos. A depender da organização do casamento, é possível já iniciar a captação de imagens de decoração do casamento e do ambiente em si. Em paralelo ou logo após isso, é a hora do making of dos noivos, a equipe acompanha toda a preparação da noiva ou do casal, a depender do pacote contratado. A partir de então, serão a “sombra” dos noivos, junto com a equipe de fotos, para que nenhum momento seja perdido. O dia da filmagem de casamento é bastante cansativo, pois em alguns eventos chegam a contar com até 15 horas de trabalho sem intervalos. Tudo isso para o melhor resultado possível para esse dia tão especial. O resultado tem que ser sempre inesquecível e trabalhar com filmagem de casamento em Santa Catarina favorecem vídeos maravilhosos e emocionantes.

- CORTE/ESCOLHA DAS IMAGENS –

Após as gravações, o primeiro passo para videomaker é descarregar os cartões de memória com todas as imagens do casamento. A partir de então, será o momento da seleção das melhores imagens para compor o vídeo final do casamento. Serão escolhidas todas as cenas que construirão essa linda história e ficarão eternizadas para os noivos. Para isso o profissional precisará assistir todas as imagens captadas em todas as câmeras e em seguida realizar a seleção para melhor compor a filmagem de casamento.

Carol-Felipe-2.jpg