Filmagem de Casamento no Brasil x Filmagem de Casamento na Irlanda

Filmagem de Casamento no Brasil x Filmagem de Casamento na Irlanda

Como é de conhecimento da maioria dos nossos leitores, a Gustavo Rosa Filmes deu os seus primeiros passos há aproximadamente 5 anos atrás, na Irlanda. Esse início em um outro país foi, com certeza, uma das experiências mais agregadoras que um profissional de filmagem de casamento poderia ter. É desafiador entender ritos tão tradicionais em outras culturas, ao mesmo tempo que a mente do videomaker se expande a um nível de tendências e aprendizados mundiais. A vinda para o Brasil após 4 anos na Europa é uma das bases para a personalidade marcante desse profissional, não pelo estilo europeu de filmagem, mas pela facilidade com que o Gustavo Rosa tem em “pensar fora da caixa” e se adaptar aos mais diversos tipos de ambientes e desafios. Trabalhar com filmagem profissional exige uma exagerada dose de criatividade e originalidade para que o profissional seja realmente bom no que faz e a experiência em várias culturas, sem dúvida, é alicerce para um trabalho diferenciado. Diante dessa experiência, elaboramos um artigo que explicará os traços mais marcantes da filmagem de casamento em cada lugar, que conhecemos. Essa leitura é uma ótima maneira de buscar influências positivas que combinem com o seu evento.  

FILMAGEM DE CASAMENTO IRLANDA

Filmar um casamento em um país europeu com uma história tão antiga é um mergulho em tradições que possuem grande contraste com o Brasil. A Irlanda, além de possuir uma cultura marcante, é abrigo para diversos imigrantes, o que permite uma compreensão ainda mais ampla sobre as realizações dos casamentos ao redor do mundo.

Yelena-Michael.JPG

- MODELO DE CASAMENTO

Os casamentos na Irlanda têm uma estrutura de organização bem diferentes do Brasil. Lá não são comuns as terminologias Pre-Wedding e Mini Wedding; porém se formos encaixar os eventos irlandeses em alguma categoria, eles são em sua maioria parecidos com os Mini Weddings brasileiros, tendo em vista que os noivos costumam optar por estruturas mais simples e objetivas. O evento tem início com a arrumação dos noivos, que costuma já ser no local da cerimônia, em seguida há a celebração normal do sacramento. Assim que finalizada a cerimônia do casamento, os convidados já se dirigem ao local no qual irão realizar a refeição, que costuma ser uma janta. Em paralelo, os noivos dedicam geralmente uma hora exclusiva para a foto e filmagem, algumas vezes esse momento é realizado até antes mesmo da cerimônia. Os casais na Irlanda não costumam ter muita superstição a respeito do noivo ver a noiva antes do casamento. Ao se dirigirem para o local da janta, o momento costuma contar com alguns discursos, principalmente dos padrinhos e do casal. A festa após a janta costuma ser breve, após e no mesmo local da refeição. Esses casamentos são super bem organizados e costumam ser extremamente pontuais.

- LOCAL

A maioria dos casamentos no reino unido são realizados em hotéis, castelos ou em belas casas na montanha. Os cenários costumam ser bucólicos e devido ao clima da região é bastante frio. Os noivos normalmente se arrumam no mesmo lugar em que irão casar e costumam unir, festa e cerimônia no mesmo lugar.

- RITOS ESPECÍFICOS

São bem característicos nos casamentos irlandeses os “Speeches”, discursos dos padrinhos (Best Man e Bridesmaid) e dos pais, no momento do jantar, diferente do que ocorre no Brasil.

- HORÁRIO

Os casamentos na Irlanda são 90% das vezes realizados durante o dia, começando pela arrumação da noiva por volta das 10 horas da manhã, em sua casa ou hotel. Por esse motivo, também não costumam acabar muito tarde. Esse horário é ótimo, pois toda a paisagem do local pode ser vista e apreciada. Além disso, os convidados e noivos estão mais dispostos em geral. Conforme dito anteriormente, os eventos na Europa não costumam atrasar, o que faz com que aproveitem mais tempo de festa contratado.

- VESTIMENTA

O clima frio é propício para vestimentas extremamente elegantes. As noivas e convidadas geralmente usam casacos de pele ou estolas como acessórios. As cores costumam ser mais sóbrias para combinar com o cenário local. No geral, os vestidos das noivas são muito parecidos com as noivas no Brasil e geralmente seguem o padrão aplicado no Brasil também de madrinhas com mesma tonalidade de vestido, quando são mais de uma. Um detalhe é que a quantidade de madrinhas na Irlanda é muito menor que no Brasil, sendo 4 o maior número de madrinhas que já presenciei.

- CONVIDADOS

O número de convidados é muito menor que no Brasil, talvez por tradicionalmente serem pessoas mais reservadas, os irlandeses optam por festas mais intimistas. Inclusive, como já comentado, o número de padrinhos é extremamente menor, normalmente composto apenas por um casal, o chamado Best Man do noivo e a Bridesmaid da noiva.

- FOTO E FILMAGEM DE CASAMENTO

Os casais na Irlanda têm grande preocupação em dedicar um tempo para que possam obter altos resultados em suas fotos e filmagem de casamento, por isso, sempre dedicam em torno de 1 hora para aproveitar o cenário da cerimônia e local para realizar o ensaio do casamento. Uma vez que não é tão comum a realização de Pré Wedding no país, essas horinhas dedicadas para os profissionais é super importante e trás resultados maravilhosos. Não é uma grande preocupação dos noivos o momento de fotos com cada convidado, como é frequente no Brasil, então essa horinha é dedicada a um momento mais artístico e voltado apenas para o casal.

FILMAGEM DE CASAMENTO BRASIL

As filmagens de casamento no Brasil são maravilhosas de serem feitas, principalmente porque a animação é garantida. Os brasileiros possuem muito mais facilidade em serem capturados espontaneamente. Além disso, os casamentos no Brasil têm investido cada vez mais em inovações criativas, o que é um presente para a equipe de filmagem de casamento. Tendo em vista as dimensões continentais do nosso país, iremos diferenciar as principais características da filmagem de casamento em Recife e em Florianópolis, que são a especialidade do Gustavo Rosa Filmes. Ambos são locais com culturas forte, que refletem na forma de organização dessa festa tão tradicional em uma família.

FILMAGEM DE CASAMENTO RECIFE

- MODELO DE CASAMENTO

O Recife segue a tendência brasileira de modernizar as configurações dos casamentos por meio de cerimônias no estilo Elopement Wedding, Destination Wedding e Mini Wedding, porém a maioria dos casamentos ainda segue o estilo de casamento tradicional. O dia tem início com a arrumação da noiva e do noivo que podem ser em hotéis ou em salões de beleza/ barbearia. Em seguida a cerimônia costuma ser realizada em alguma igreja tradicional e na sequência os noivos e convidados se dirigem para alguma casa de festa, onde acontecerá toda a sequência de tradições que já conhecemos, como a valsa dos noivos, a jogada du buquê, o jantar e a abertura da pista de dança. Um ponto fortíssimo dos casamentos recifenses é que a festa é sempre super animada e vai até altas horas. Sempre com bastante bebida e uma janta de alta qualidade, os casamentos em Recife costumam ser festas marcantes e repletos de alegria.

- LOCAL

Os locais preferidos dos recifenses são as igrejas acompanhadas das casas de festas. Alguns optam por um evento nas belíssimas praias do local, que oferecem um cenário maravilhoso, porém ainda são minoria, pois eles não possuem grandes estrutura para muitos convidados.

- RITOS ESPECÍFICOS

Bem, todos os casamentos tradicionais no Recife são marcados por ritos específicos desta cultura, dentre eles a dança dos noivos, a jogada do buquê para as mulheres e de alguma brincadeira para os homem, como jogar uma caixa para ganhar a garrafa de uísque. É bastante comum que alguns casamentos façam a brincadeira da tesoura para escolher a felizarda que pegará o buquê, essa brincadeira consiste na noiva vendada e nas candidatas girando ao seu redor com um fio que as liga ao buquê, o último a ser cortado é o da sortuda que levará o buquê. Além disso, o local é o berço do frevo e do maracatu e, por isso, muitos são os eventos que tem uma participação especial dessas músicas, as vezes até com as bandas específicas.

- HORÁRIO

Os casamentos normalmente são realizados a noite, o que combina com o clima de festão preferido pelos casais. A filmagem de casamento em Recife, na sua maioria, é realizada já a noite; porém os casais que optam por casar na praia antecipam o horário para que possam ao menos aproveitar a luz maravilhosa proporcionada pelo pôr-do-sol.

- VESTIMENTA

O Recife apresenta altas temperaturas os 12 meses do ano, então as roupas são sempre elegantes, mas nunca muito pesadas. Os casamentos de dia refletem na opção por roupas mais coloridas e estampadas.

- CONVIDADOS

São muitos!! Os nordestinos são famosos por serem acolhedores e animados, então a festa é igual. A maioria prefere os casamentos tradicionais principalmente por terem uma grande família e uma grande quantidade de amigos para chamar. Além disso, a quantidade de padrinhos e madrinhas são as mais altas dos casamentos que frequentamos.

Eliane-Rodrigo.jpg

FOTO E FILMAGEM DE CASAMENTO EM RECIFE

Uma tendência crescente entre os pernambucanos é a preocupação com a qualidade de suas filmagens de casamento em Recife. É muito comum que já iniciem com uma filmagem de Pré Wedding em Recife ou em algum local mais distante, antes do casamento, e invistam em profissionais de alta qualidade, para que possam ter uma cobertura a altura do seu evento. Como os casamentos costumam ter bastante convidados, as equipes de cobertura tendem a ser bem acima da média, bem como a quantidade de equipamentos que investem a parte. As longas festas são as que mais proporcionam momentos animados. Os casamentos na praia em Pernambuco sempre contam com cenários lindos e dignos de filme. É sempre prazeroso realizar uma filmagem de casamento em Recife, pois a energia é contagiante até para quem está trabalhando.

FILMAGEM DE CASAMENTO FLORIANÓPOLIS

- MODELO DE CASAMENTO

Estamos falando de um dos destinos mais escolhidos para Destination Wedding e Elopement Wedding, acredito que seja proporcional ao seu imenso número de praias com estrutura propícia para esses eventos. Os casamentos em Florianópolis costumam fugir do tradicional, os noivos estão cada vez menos utilizando as igrejas para a cerimônia religiosa, pois já conciliam o local da festa com o local da celebração, o que é super prático e, na maioria das vezes, econômico. Além disso, estão utilizando bastante celebrantes especializados em casamentos, ao invés de padres e pastores, esses celebrantes enchem o casamento de emoção com suas lindas palavras especialmente personalizadas para o casal. Outra tendência crescente nos casamentos catarinenses é a opção pelos finger foods, ao invés de grandes mesas de jantar tradicionais. Os finger foods são pratos de alta gastronomia, porém servidos em pequenas porções durante a festa, geralmente são super gostosos e agradam a todos os convidados, pela grande variedade que pequenas porções proporcionam servir. O casamento torna-se quase uma degustação de vários sabores deliciosos.

- LOCAL

É bem comum o casamento na praia em Florianópolis ou pelo menos a comemoração, afinal, o local é repleto de praias. É bem equilibrada a quantidade de cerimônias que acontecem nas igrejas e que já acontecem em um local diferente, pois essa é uma crescente tendência por aqui. São muitas opções de locais para festa de casamento em Florianópolis e para os mais diversos gostos, do clássico ao moderno. Uma característica marcante dos espaços disponíveis é a alta qualidade e bom gosto das decorações, sempre belas e em harmonia com o conceito do evento.

- HORÁRIO

Os casamentos em Florianópolis já começam um pouco mais cedo do que os casamentos em Recife e costumam ser bem mais pontuais, sendo um meio-termo entre a Irlanda e Pernambuco. As festas geralmente acabam no máximo as 3hrs da manhã, conforme horário limite de muitas casas de festa. O fato dos casamentos começarem um pouco mais cedo, coincidem com o horário do por-do-sol, o que é maravilhoso para a filmagem de casamento, principalmente se for ao ar livre.

- VESTIMENTA

Existem duas estações do ano bem definidas e marcantes em Santa Catarina: inverno e verão, que possuem uma variação de temperatura extremamente brusca. No inverno, os tecidos costumam ser mais grossos e é mais fácil para os homens se manterem de terno até o final da festa. Enquanto no verão, os tecidos já são mais finos e as estampas já ganham seu lugar nos eventos, principalmente quando realizados em praias ou campos abertos. Um destaque especial vai para os vestidos de noiva que temos visto em Santa Catarina, que estão super modernos e diferenciados.

- CONVIDADOS

Estamos acompanhando uma crescente redução do número de convidados e padrinhos nos casamentos catarinenses, cada vez a proposta mais intimista vêm atraindo os noivos locais e de fora que escolhem esse paraíso para realizar seu sonho. Além disso, devido ao lugar ser bastante escolhido para Elopement Wedding, Destination Wedding, essa é uma das características dessa modalidade de casamento, principalmente pela logística envolvida.

- FOTO E FILMAGEM DE CASAMENTO EM FLORIANÓPOLIS

A cidade é campeã dos cenários maravilhosos para casamentos e isso é super favorável para as filmagens. É bem forte a tendência dos casais que começam sua filmagem de casamento em Florianópolis já pelo Pré Wedding. Outro fator marcante é que os convidados catarinenses, no geral, não se sentem muito confortáveis em frente as câmeras, por esse motivo os profissionais de captação precisam quase passar imperceptível para que consigam boas imagens em algumas ocasiões, principalmente no início da festa. Com o decorrer das gravações, tanto noivos como convidados se soltam bastante.  A filmagem de casamento em Santa Catarina é super prazeirosa devido a quantidade de lugares interessantes. Além disso, temos visto uma preocupação dos casais em se preparar para as filmagens e contribuir para momentos super criativos.

Bem, não importa o lugar do mundo, a filmagem de casamento terá sempre a identidade dos noivos como seu ponto marcante e definirá os rumos da edição. Por esse motivo, sempre reforçamos que o papel do videomaker é captar a essência e a verdade do casal, ser verdadeiro e esquecer das câmeras é o maior segredo para filmes maravilhosos, além (claro) de contratar um bom profissional.