Foto e filmagem de casamento, valem a pena?

Tentaremos ser o mais imparciais possíveis neste artigo que irá explicar mais sobre a fotografia e a filmagem de casamento. Você sabe qual a importância delas para o seu casamento?

Você finalmente foi pedido em casamento, um dos dias mais inesquecíveis da sua vida… Que decisão importante! Sim! Você aceitou dividir toda a sua vida com outra pessoa, os momentos bons e ruins. Após toda essa euforia, cai a ficha: “tenho o evento mais importante da minha vida para organizar”. São inúmeras decisões, você descobre a quantidade de fornecedores e serviços que podem estar envolvidos na realização do seu casamento: assessoria, cerimonialista, decoração, iluminação, música, maquiagem, cabelo, roupas, buffet, doces, bolo, casa de festa, barmen, foto e filmagem… e muito mais! As suas decisões serão moldadas a partir do orçamento disponível para o casal, por isso, algumas vezes, é preciso ponderar se determinado serviço é realmente importante para a sua festa. Aqui iremos conversar especificamente sobre o que conhecemos bem: foto e filmagem de casamento. Com tantos convidados que estarão com seus celulares e máquinas a postos para registrar cada momento, por que devemos ainda contratar um serviço a parte?

Bom, antes de mais nada, é importante reforçar que foto de casamento é diferente de filmagem de casamento, mas com muitas semelhanças! Como assim? Vamos explicar melhor nos tópicos abaixo. O importante é estar claro que o casal precisa realizar duas análises distintas, são propostas e forma de interações diferentes. Além disso, no momento da escolha do profissional, nem sempre uma empresa que oferece um bom serviço de foto irá oferecer um bom serviço de filmagem e vice-versa. Por tanto, analisaremos separadamente as duas opções, para que você tenha um embasamento maior no momento dessa escolha.

Sumário

  1. FOTO DE CASAMENTO.

    1.1. Critérios para escolha do profissional de foto de casamento.

    1.2. Como obter o melhor resultado na foto de casamento?

    1.3. Valores médios do serviço de foto de casamento.

    1.4. Formas de pagamento.

    1.5. Variações do serviço de fotografia de casamento.

  2. FILMAGEM DE CASAMENTO.

    2.1. Critérios para escolha do profissional de filmagem de casamento.

    2.2. Como obter o melhor resultado na filmagem de casamento?

    2.3. Valores médios do serviço de filmagem de casamento em Florianópolis.

    2.4. Formas de pagamento.

    2.5. Variações do serviço de filmagem de casamento.

FOTO DE CASAMENTO

As fotos do seu casamento registrarão as principais emoções desse dia, esses serão momentos que muitas vezes os noivos não conseguirão observar, pois estarão no centro das atenções e sempre ocupados com os acontecimentos. Estamos falando do seu casamento, através da qual poderão relembrar desse momento tão importante. Dessa forma, caso opte por contratar um profissional de fotografia de casamento não deixe de fazer uma boa pesquisa para escolhê-lo, o fotógrafo de casamento deverá ter a sensibilidade e o conhecimento suficiente para se diferenciar das demais fotos, que podem ser tiradas por qualquer convidado. Então, se resolver contratar esse profissional, que seja bom o suficiente para fazer, realmente, arte com a câmera e transmitir toda a grandeza do seu momento. Uma foto profissional fará toda diferença! Por melhor que seja aquele convidado fotógrafo, apenas um profissional dedicado exclusivamente a isso conseguirá atingir os melhores resultados. E uma foto bem-feita trará toda a emoção do momento. Um bom fotógrafo consegue transformar até um ambiente não tão bonito, em um cenário maravilhoso através do ângulo correto. Boas fotos poderão se transformar até mesmo em quadros e estarão guardadas para o resto da vida do casal. Já pensou, relembrar o grande dia depois de anos? Esse é o principal valor da fotografia de casamento. Esse será um dia no qual estarão presentes as pessoas mais especiais para o casal, que muitas vezes não tem oportunidade de tirar boas fotos com elas em outros momentos, essas imagens serão guardadas para sempre. Acrescentamos que o local do casamento, em sua maioria, oferecerá um cenário maravilhoso, que deve ser explorado ao máximo com boas imagens para recordação. Afinal, poucos investimentos realizados no seu casamento durarão mais que esse dia! Através das fotos, o casal terá algo tangível – o álbum - para completar as lembranças desse dia inesquecível. Além disso, tanto o fotógrafo como o videomaker possuem bastante experiência em casamentos e podem ajudar com várias dicas, inclusive tranquilizando os noivos, que costumam ficar bem nervosos no grande dia. Então, mais que um simples prestador de serviço o fotógrafo irá acompanhar os noivos desde o making of até o fim da cerimônia de casamento, então será um amigo com o qual o casal poderá contar nesse momento.  

Critérios para escolha do profissional de foto de casamento

1 – Qualidade do trabalho

Bom, mesmo que o casal possua um conhecimento básico sobre fotos, é importante analisar a qualidade do trabalho do fotógrafo de casamento. Como comentamos acima, se é para despender um valor considerável pelo serviço, que seja um profissional a altura. Algumas dicas super simples para analisar o trabalho de um profissional de fotos é observar o portfólio dele quanto aos quesitos abaixo:

- Verifique a composição das fotos, se todos os elementos da foto estão bem posicionados na sua percepção. Raríssimos serão os casos que justifiquem um profissional cortar uma parte do objeto principal da foto, então veja se o fotógrafo não comete esse erro em suas fotos;

- Um bom profissional não pode apresentar fotos com excesso de claridade ou muito escuras. Verifique se o fotógrafo não possui fotos “estouradas” com explosões de brancos ou fotos escuras demais, sem sentido algum;

- Analise se ele consegue manter um padrão das cores nas fotos;

- Confirme se as cores estão bem trabalhadas, se a foto está com qualidade de exibição e harmonica para você;

- Tenha certeza que o fotógrafo possui bons equipamentos, pois faz toda diferença na qualidade das imagens;

- A última dica é verificar se a foto lhe transmite emoção, se é uma foto verdadeira e com sentimentos. Um bom profissional deve captar todos os sentimentos presentes naquele momento.

2 – Estilo de Trabalho

Atualmente, podemos perceber várias linhas de profissionais de fotografia. Temos alguns mais clássicos, outros mais modernos. Alguns preferem seguir a linha tradicional, captar as fotos clássicas dos casamentos dos sonhos que vemos acontecer, enquanto outros profissionais são mais descolados e buscam algo diferente. Claro que temos fotógrafos de casamento que estão em um meio-termo entre isso, então não faltam opções de estilo. Os melhores profissionais possuem padrões de cores próprios e um padrão em seu estilo de edição. Procure o estilo de foto que lhe agrada mais.

3 – Recomendações

Nada melhor do que ter como parâmetro a experiência de quem já passou pela mesma situação que você. Se você se interessou pelo trabalho de algum profissional, busque noivos que o contrataram e que tenham informações sobre ele, como por exemplo: se cumpre os prazos, a qualidade do produto final entregue, o nível do atendimento, o profissionalismo no dia do evento, a pontualidade, entre outros. Mas é importante que você realize a busca dos melhores fotógrafos de casamento e apenas em seguida busque as recomendações. Se o casal apenas se deixa levar pelas indicações, acaba fechando os olhos para outras oportunidades, muitas vezes com um custo x benefício extremamente maior, apenas para seguir o padrão de comportamento em seu meio social.

4 – Atendimento

Ao realizar o primeiro contato com o fotógrafo com o intuito de conhecê-lo, já poderá inferir uma análise do atendimento desse profissional. Se você entrar em contato para buscar informações iniciais e esperar um longo tempo para o retorno, poderá concluir que o contato com ele não será tão fácil. Converse com o possível fotógrafo, sinta se ele realmente está sendo verdadeiro com o seu trabalho, tenha confiança na qualidade do atendimento dele antes de escolhê-lo. Um bom fotógrafo precisa ser pontual, cumprir os prazos estabelecidos e estar atento a todas as datas programadas com você. Afinal, o casal já possui tantas preocupações para que tudo saia bem no seu casamento, que não cabe dúvida com relação ao atendimento contratado.

5 – Custo x Benefício

Essa é a análise mais subjetiva das elencadas acima: escolher o profissional com equilíbrio entre o melhor trabalho oferecido e o preço mais justo possível. Como já falamos anteriormente, se é para contratar um profissional amador para, seus convidados poderão fazer o trabalho sem custo. Não cometa esse erro! De nada adianta encontrar um profissional super em conta, mas com um trabalho que não é profissional. Invista em um bom fotógrafo, mas isso não quer dizer que é o mais caro. Existem diversos fotógrafos com um ótimo trabalho e bons preços, as vezes até melhores que os mais caros. Como em qualquer serviço, existem pessoas renomadas, que conquistaram por mérito um nome no mercado e podem selecionar seu público com preços mais elevados. Entretanto, analise seu orçamento e quanto menor ele for, mais importantes as buscas para encontrar o profissional com o equilíbrio certo entre a qualidade e o preço.

Como obter o melhor resultado na foto de casamento?

O primeiro passo é a escolha do melhor fotógrafo com o equipamento certo. Alguns outros fatores secundários influenciarão na qualidade das suas fotos. É preciso ter em mente que as fotos serão tiradas por um profissional com técnica e estudo para isso e uma das coisas que mais atrapalham os fotógrafos são os convidados querendo exercer esse papel. Nada impede que o convidado use seu celular, para que faça o seu próprio registro e guarde com carinho essa recordação, porém sem sair do seu devido lugar e sem interferir no trabalho do profissional. O fotógrafo precisa estar no melhor ângulo, ter espaço para se movimentar e uma pessoa com o celular na mão na frente dos noivos estraga qualquer foto de casamento. Alerte seus convidados para que aquele click não seja perdido, devido a esses fatores. Outro fator que costuma atrapalhar bastante as fotos são as luzes de led muito intensas coloridas e a máquina de fumaça, que justamente são acionadas pela equipe de luz/som em alguns dos momentos mais emocionantes, como a entrada dos noivos. Os profissionais de foto e filmagem costumam conversar com a equipe para evitar as luzes e a fumaça nos momentos mais marcantes, mas os noivos também podem passar essa instrução. É importante que o casal dedique um tempo exclusivamente para a foto e filmagem, o necessário para garantir uns takes artísticos, mas não muito longo, pois o principal objetivo é aproveitar o grande dia. Por fim, a melhor dica para que tenha as melhores fotos é a espontaneidade do casal e que curtam bastante o seu casamento.

Valores médios do serviço de foto de casamento

O contrato do profissional de fotos costuma variar de R$ 1.000,00 a R$ 7.000,00 a depender da estrutura, forma de entrega e qualidade do trabalho.

Formas de pagamento

A maioria dos profissionais trabalha com o pagamento de 50% a 90% do valor antes do evento e o restante no momento da entrega das fotos. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão e pagamento à vista costumam ter desconto.

Variações do serviço de fotografia de casamento

No ramo de fotos de casamentos, a tecnologia tem ajudado bastante a criar novidades que são atrações a mais para o seu casamento. O primeiro exemplo, já bastante utilizado, são as cabines fotográficas, nas quais os convidados entram e podem tirar fotos reveladas no mesmo momento. Além das cabines, outras formas de revelação instantânea de fotos durante a festa também são utilizadas, como os chamados “Espelhos Mágicos”, que diferem das cabines pelo fato dos convidados se verem em um grande espelho no momento da foto.

FILMAGEM DE CASAMENTO

A filmagem de casamento vem ganhando força nos últimos anos, devido a sua modernização em termos de ferramentas para edição e melhora dos equipamentos. Nos anos 90, a filmagem em si era pouco conhecida em suas técnicas e raros eram os profissionais capacitados, fato que acabava tornando os vídeos de casamento sempre iguais, com baixa qualidade e baixa atratividade para o espectador. Que bom que isso mudou! Hoje temos profissionais incríveis que conseguem fazer um espetáculo com as câmeras, além de maravilhosos programas para edição. O vídeo de casamento é a melhor maneira de reviver aquele momento em toda a sua complexidade. Através da filmagem do seu casamento você poderá relembrar todos os detalhes do dia, os gestos, as falas, as brincadeiras, as surpresas, as lágrimas e as gargalhadas. Um vídeo possui vida, expressa da forma mais intensa todas as emoções do seu grande dia. O vídeo é maravilhoso para explorar a criatividade no ambiente e pode surpreender na composição das suas cenas. Então, daqui há muitos anos, quando o casal estiver comemorando aquelas bodas de casamento mais raras, no momento em que a memória já esteja falhando para relembrar os detalhes, será através da filmagem de casamento que poderão viver novamente esse dia da celebração da escolha de passarem o resto da vida juntos.

Critérios para escolha do profissional de filmagem de casamento

1 – Qualidade do trabalho

A filmagem de casamento é extremamente mais complexa que a fotografia, pois estamos falando de uma sequência de cenas, que precisam ter ligação e lógica entre si. Mesmo que o casal não entenda sobre as técnicas aplicadas em vídeo, poderá analisar o vídeo como telespectador e sentir a sua atratividade. Para auxiliar em uma análise mais profunda, seguem algumas dicas:

 - Verifique se o vídeo possui um padrão de tonalidade de cores semelhante em sua totalidade. Muito mais que cores bem trabalhadas isoladamente, o vídeo representa um todo e deve estar com tonalidades de imagens semelhantes até o final.

- Analise a fluidez das transições entre as cenas, um bom videomaker precisa realizar a transição correta e tornar o vídeo o mais fluido possível;

- O áudio é super importante para a qualidade do vídeo final, preste atenção se o profissional trabalha bem as falas dos personagens envolvidos. Um vídeo bem feito precisa de falas dos integrantes filmados. O tipo de filmagem de casamento mais simples e menos trabalhosa é aquela com apenas uma música de fundo;

- Por falar em música, analise se a música combina com a edição e com o contexto. Perceba se as batidas das músicas estão combinando com a cena do momento, essa harmonia faz toda diferença na emoção final do vídeo;

- Assim como nas fotos, o equipamento do videomaker impactará demais no resultado final. Busque saber se os equipamentos do profissional são bons o suficiente para captar imagens e áudio com o máximo de qualidade;

- Por fim, nada melhor do que ouvir a voz do coração. Veja se os vídeos do portfólio do videomaker lhe transmitem verdade e emoção. Isso é o mais importante!

2 – Estilo de Trabalho

Todo bom profissional terá seu estilo único de trabalho. Seja na forma de edição, na maneira de filmar ou de construir o vídeo. Alguns são mais tradicionais e pouco arriscados, trabalham com a forma clássica de filmagem e edição de casamento. Uma gama cada vez maior de profissionais vem se modernizando, ousando em seus vídeos, utilizando técnicas de edição que surpreendem e prendem o telespectador, além de desconstruir aquela ideia de roteiro padrão. Além disso, as características também estão presente nas cores e em suas intensidades escolhidas, essa percepção talvez não seja tão fácil para quem não é profissional do meio, porém é fácil entender que alguns videomakers possuem imagens com cores mais intensas ou quentes e outros trabalham no outro viés. Os melhores profissionais possuem um padrão de edição e ao assistir vídeos já finalizados por eles, poderá ter uma ideia do seu resultado final. Entretanto, é sempre bom conversar com o videomaker para que possa entender melhor a forma de trabalho dele.

3 – Recomendações

Aqui também seguimos a mesma linha de raciocínio da escolha do fotógrafo para o casamento, mas reforçamos que são profissionais diferentes em seus trabalhos. Se você possui uma boa recomendação de determinada empresa para fotos de casamento, não quer dizer que ela também fará uma boa filmagem de casamento. Após realizar a seleção dos melhores videomakers de casamento, busque referências com os antigos clientes deles para saber se realmente entregam um bom resultado com respeito aos prazos acordados.

4 – Atendimento

Um bom atendimento inicial fala muito sobre o trabalho do videomaker. Uma boa apresentação do trabalho, a disponibilidade, a clareza nas informações, a pontualidade nas reuniões diz muito sobre a personalidade do profissional. Nesse meio, os clientes costumam sofrer muito com a falta de comunicação e de pontualidade dos profissionais tanto de foto, como de filmagem de casamento. Esse bom atendimento inicial lhe dará dicas sobre o perfil do profissional. É muito chato o casal ter que ficar esperando meses para assistir seu vídeo, tenha confiança ao contratar um videomaker.

5 – Custo x Benefício

Por fim, faça essa ponderação entre o preço dos seus possíveis videomakers e a qualidade dos seus trabalhos. Nem sempre ser o mais caro é sinal de qualidade e nem sempre o mais barato é a melhor escolha. Em qualquer tipo de serviço, existem profissionais que cobram preços extremamente justos pelo trabalho oferecido, encontre-o! Analise o seu orçamento e sempre busque o melhor profissional possível considerando o teto disponível. No caso da filmagem de casamento é muito mais difícil que alguém que não seja profissional consiga desempenhar essa função. Por tanto, vale a pena investir em um bom videomaker, um vídeo de casamento bem feito faz total diferença e poucos são os momentos tão importantes como seu casamento. Reforçamos ainda que, no Brasil, não temos uma vasta gama de profissionais realmente bons nesse nicho, então não feche seu contrato apenas por recomendações ou por um único vídeo que você assistiu. Examine a fundo cada opção e ache o equilíbrio do melhor preço com a maior qualidade.

Como obter o melhor resultado na filmagem de casamento?

Bem, a foto e filmagem de casamento são bem similares nesse aspecto. Então reforçamos a importância dos convidados não invadirem o centro do cenário com celulares ou câmeras próprias para filmagem, uma vez que isso só afetará o resultado da filmagem profissional. A equipe de luz e som deve evitar o excesso de mudança de cores e de fumaça em momentos importantes para a filmagem de casamento. A mudança em tonalidade/intensidade de luz gera necessidade de reconfiguração da câmera de filmagem e no momento de acontecimentos importantes, vários tipos de luzes variando em cores e intensidade impossibilita essas adequações e prejudicam a filmagem como um todo. A fumaça faz com que o objeto principal da cena desapareça, então só haverá fumaça branca na filmagem desse momento, que sem contexto não poderá ser usado em seu vídeo final. Além desses pontos similares com as fotos, reforçamos a importância de uma conversa entre o videomaker e o casal, para conhecê-lo melhor e para que haja compreensão do que se espera do vídeo final. A espontaneidade do casal e o tempo dedicado ao vídeo é super importante. Lembrando que foto e vídeo são totalmente diferentes nesse aspecto, no momento em que se dedica a tirar fotos, o casal estará parado e o vídeo precisa de movimentos para sua construção. Não subestime o poder do emocionar de um vídeo bem feito e dedique-se com afinco às suas gravações.

Valores médios do serviço de filmagem de casamento em Florianópolis

O contrato do profissional de vídeos costuma variar de R$ 1.500,00 a R$ 10.000,00 a depender da estrutura, forma de entrega e qualidade do trabalho.

Formas de pagamento

A maioria dos profissionais trabalha com o pagamento de 50% a 90% do valor antes do evento e o restante no momento da entrega dos vídeos finais. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão e pagamento à vista costuma ter algum desconto.

Variações do serviço de Filmagem de casamento

A filmagem de casamento possui algumas tendências fortes em expansão. A primeira modalidade que já é bastante comum é a gravação do chamado Pré Wedding antes do casamento em si. Esse será um momento dedicado exclusivamente para a foto e filmagem dos noivos, com mais tempo e menos nervosismo que o dia do casamento em si, o que permite a construção de vídeos maravilhosos, principalmente com uma boa escolha de cenário. Além disso, uma nova modalidade de vídeos são os chamados Same Day Edit, que são vídeos curtos editados e entregues no mesmo dia do casamento, por uma equipe dedicada exclusivamente a isso.