The Golden Hour

THE GOLDEN HOUR

A queridinha dos fotógrafos, videomakers (e também dos blogueiros).

Estrangeirismos surgem o tempo todo em nosso vocabulário e um que vem ganhando força nos últimos meses é sem dúvida a famosa: GOLDEN HOUR. Se traduzirmos ao pé da letra, Golden Hour é, em português, “Hora Dourada”. Estamos aqui para ajudar você a entender o que o termo significa e aprofundar nas razões pelas quais os especialistas assim o chamam. Ter conhecimento sobre esse assunto ajuda tanto os profissionais, como os leigos que gostam de registrar os seus momentos mais importantes da melhor maneira. Além de todas as técnicas que o fotógrafo e videomaker devem dominar, eles devem entender da meteorologia e posicionamento solar. Ficou curioso? Vamos explicar tudo!

O QUE É GOLDEN HOUR OU HORA DOURADA?

A hora dourada é na verdade mais que uma única hora, ela se refere aos momentos de nascimento e pôr-do-sol, que varia a depender do seu posicionamento geográfico e época do ano. Geralmente, esse momento dura em torno de trinta minutos antes e depois, tanto do nascer como do pôr-do-sol. Existem alguns especialistas, os quais acreditam que são apenas 15 minutos da verdadeira luz ideal. É por esse motivo, que os profissionais do ramo geralmente preferem marcar ensaios de foto e vídeo de manhã bem cedo ou no final do dia. A luz natural proporcionada pelo sol nesses momentos é a mais favorável para as melhores filmagens de casamento ou de qualquer outro momento. Fica nítida a diferença entre as imagens registradas em diferentes horas do dia e explicaremos, tecnicamente, qual a razão disso. Esse momento também é chamado de hora mágica, “magic hour”, devido ao efeito mágico que o sol muitas vezes produz no céu nesse momento, são verdadeiros espetáculos naturais. Em Florianópolis a Golden Hour varia bastante com o decorrer do ano, devido a inclinação da Terra, entre os meses de dezembro a maio ela geralmente ocorre perto das 5:00 horas da manhã e das 19:00 horas da noite; já no período de inverno, acontece perto das 7:00 horas da manhã e das 18:00 horas da noite. Enquanto no Recife, que fica mais próximo da linha do equador, essa variação de horário é menor, ficando sempre perto das 5:00 horas da manhã e das 17:00 horas da tarde todo o ano. Contudo, para garantir a hora certa do seu ensaio é sempre bom utilizar alguns aplicativos, como o PhotoPills, para confirmar hora exata desse fenômeno. Além do que, é importante checar se não estará nublado ou chovendo no dia em que deseja filmar ou fotografar, pois o efeito hora mágica não será tão visível.  

Nascer-skate.jpg

QUAL A EXPLICAÇÃO TÉCNICA DA GOLDEN HOUR?

Quando o Sol está logo acima do horizonte, seus raios impactam a Terra em um ângulo baixo e eles têm que viajar mais através da atmosfera da Terra antes que cheguem até nós. No caminho para a superfície da Terra, eles encontram partículas atmosféricas, como poeira e gotículas de água, que filtram a luz do sol, tornando-a menos brilhante. Este processo também adiciona mais luz indireta à mistura, suavizando os contornos e reduzindo o contraste.

Ao mesmo tempo, a camada mais espessa de atmosfera pela qual a luz do sol tem que passar, dispersa os comprimentos de onda azul e violeta, permitindo que mais luz no espectro laranja e vermelho chegue à Terra. Essa dispersão diminui a temperatura de cor da luz solar e faz com que ela adquira uma tonalidade dourada ou avermelhada.

A soma das cores e intensidades proporcionadas pela luz natural do sol nesses momentos são consideradas ideais para captura de imagens. A intensidade ideal de luz faz com que haja mais profundidade e detalhes, elas tem maior possibilidade de alcançar resultados ideais. Acrescenta-se a isso, o fato da luz solar oferecer colorações ou raios de luz que darão um efeito realmente mágico ao momento da captura. Na filmagem de casamento em Florianópolis ou na filmagem casamento em Recife esse espetáculo se mistura com as praias e paisagens naturais belíssimas e proporcionam um efeito maravilhoso. 

CONFIGURAÇÃO DA CÂMERA DE FILMAGEM NA GOLDEN HOUR

Para que o videomaker ou fotógrafo aproveite as vantagens da Hora Dourada, ele deve dominar as configurações da câmera que utiliza. É possível sim estragar os efeitos naturais proporcionados por esse espetáculo da natureza, caso não seja utilizada a configuração correta da câmera ou haja um equívoco na edição. Explicaremos adiante a opinião da Gustavo Rosa Filmes a respeito da configuração da câmera, porém isso pode variar a depender do instrumento de captação utilizado e das reais condições de luminosidade.

Caso você esteja usando o balanço de branco manual, você pode alterar ele para nublado, assim garantindo que as cores que vemos, serão as mais próximas possíveis na imagem.

Dependendo do estilo do profissional, pode se utilizar um diafragma mais aberto, visando uma forma mais artística da iluminação. Agora caso você queira garantir o maior número de detalhes, a dica é usar o diafragma fechado, diminuindo a exposição e garantindo mais detalhes e cores.

Um ponto bem importante é fazer o maior número de imagens possível, pois a velocidade que o sol se move é tanta, que a cada minuto a posição resultará em novas imagens e cores. Aproveite ao máximo esse momento, pois passará super rápido.  

Para um maior proveito, pode-se também utilizar a técnica HDR (High Dynamic Range), fazendo a mesma foto, mas com uma exposição diferente. Dessa forma, pode-se na pós-produção colocar uma foto em cima da outra, obtendo resultados incríveis dos detalhes de luz.

Editadas-4.jpg

FOTO E FILMAGEM DE CASAMENTO EM OUTROS HORÁRIOS

Após a exposição acima, alguns podem se perguntar sobre a filmagem de casamento realizada em outros horários, afinal nem sempre é o desejo dos noivos casar ou fazer o seu ensaio tão cedo ou exatamente no horário do por-do-sol e os atrasos nesses eventos, devido as diversas circunstancias envolvidas, terminam sendo frenquentes. Não se preocupe, pois é possível também obter ótimos resultados em outros horários, mas o desafio é um pouco maior, por isso a importância da contratação de uma boa equipe. ..